O motivo do anúncio do fim da produção do clássico modelo está numa nova medida de incentivo à venda de veículos criada pelo governo sul-africano, que deve entrar em vigor a partir de 2013. Ela prevê que veículos com vendas anuais superiores a 50.000 unidades paguem menos imposto que modelos fabricados em menor escala – o caso do Citi Golf. Para a Volkswagen, porém, o hatch ainda faz sucesso: lançado na Europa em 1974, tem média mensal de 1.500 unidades no país africano.
Basicamente o Citi Golf mantém o mesmo visual do Golf MK1 de 35 anos atrás. Nesse intervalo de tempo, pequenas alterações marcaram a trajetória do clássico modelo, como novas rodas de liga leve e faróis com lentes translúcidas. O interior totalmente remodelado é uma exceção. Outras medidas foram tomadas para adequar-se às normas de segurança, como novos para-choques e adição de itens opcionais como airbags e freios ABS.
A Volkswagen já lançou no mercado a versão de despedida do Citi Golf (foto abaixo). Disponível em duas opções de cor e apenas uma de motorização (1.6l de 101 cv), o hatch terá 1.000 unidades fábricadas e numeradas em série. O preço é de 113.500 rands, o equivalente a R$ 25.000.
Texto: Fillipe Vivas
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