quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Volkswagen anuncia fim da produção do Golf MK1 na África do Sul

O representante clássico da Volkswagen no Brasil é a Kombi. Na África do Sul, o velhinho da gama é o Citi Golf – uma versão levemente atualizada da primeira geração do hatchback. Na verdade, não vai ser mais. A Volkswagen anunciou no início desta semana que colocará um ponto final na linha de produção do modelo, localizada na cidade de Port Elizabeth. Lançado em 1974, o Citi Golf tem visual antiquado, mas relativamente muita tecnologia embarcada: há até opção de câmbio com dupla embreagem.


O motivo do anúncio do fim da produção do clássico modelo está numa nova medida de incentivo à venda de veículos criada pelo governo sul-africano, que deve entrar em vigor a partir de 2013. Ela prevê que veículos com vendas anuais superiores a 50.000 unidades paguem menos imposto que modelos fabricados em menor escala – o caso do Citi Golf. Para a Volkswagen, porém, o hatch ainda faz sucesso: lançado na Europa em 1974, tem média mensal de 1.500 unidades no país africano.





Basicamente o Citi Golf mantém o mesmo visual do Golf MK1 de 35 anos atrás. Nesse intervalo de tempo, pequenas alterações marcaram a trajetória do clássico modelo, como novas rodas de liga leve e faróis com lentes translúcidas. O interior totalmente remodelado é uma exceção. Outras medidas foram tomadas para adequar-se às normas de segurança, como novos para-choques e adição de itens opcionais como airbags e freios ABS.



A Volkswagen já lançou no mercado a versão de despedida do Citi Golf (foto abaixo). Disponível em duas opções de cor e apenas uma de motorização (1.6l de 101 cv), o hatch terá 1.000 unidades fábricadas e numeradas em série. O preço é de 113.500 rands, o equivalente a R$ 25.000.

Texto: Fillipe Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog